A Internet em 2020 será dessa maneira
Temos boas novidades pra te adiantar sobre 2020. A taxa de sobrevivência ao linfoma de Hodgkin passará de 5 para 10 anos. A TV holográfica estará sendo divulgada, estarão acontecendo transplantes de órgãos gerados a partir de células tronco e teremos obtido a cura para a malária. Essas estimativas foram obtidas por estudiosos de áreas diversas, mas é sobre a internet, em especial, que queremos falar pra você hoje.
Você já ouviu falar demais na “era da internet”, não é? Pois saiba que a era da conectividade começou em 1974, quando os primeiros terminais de auto atendimento começaram a funcionar em agências de grande bancos. De lá pra cá tivemos cada vez mais objetos conectados, mas foi nos anos 2000 que tivemos uma explosão de dispositivos que se conectam à internet e tornam a vida de todos muito mais prática.
A tendência é que tenhamos cada vez mais coisas que se conectam a internet, como SmartWatches, pulseiras Fitbit ou até mesmo geladeiras e fogões. No ano passado, o mercado de acessórios que se conectam aumentou 223%. Só Apple Watches foram vendidos mais de 3 milhões e 600 mil.
Essas coisas já estão rolando e em 2020 nosso comportamento no espaço virtual estará bem diferente do que temos hoje, pois haverão muito mais coisas conectadas à internet. Essa conclusão é de estudiosos da Universidade de Southampton, no Reino Unido.
Em 2020, mais de 250 mil carros serão usados conectados à internet. A Google colocará nas ruas seus carros auto conduzidos que terão autonomia de 10 mil milhas por semana. Sim, amigos. Os carros que se dirigem sozinhos estão em um futuro próximo! Até as cozinhas terão mais computadores e que contribuirão até para diminuir o desperdício de alimentos.
Todos estes dispositivos recolherão e disponibilizarão informação na rede, o que indica que estaremos construindo um a internet muito mais inteligente. Pense na internet como um grande banco de dados descentralizado, contendo de tudo, desde horários do transporte coletivo e locais para comer a sites que informam onde encontrar as melhores ofertas, hacks e vantagens.
A internet vai oferecer um sistema de busca muito mais refinado, e conseguiremos acessá-la onde quer que estejamos a partir de nossos óculos, por exemplo. A cientista Wendy Hall disse à BBC que o browser vai desaparecer e que poderemos interagir com a rede apenas através de aplicativos.
Além de carros, relógios etc., mais e mais objetos, como monitores cardíacos e sensores de segurança estarão na nuvem contribuindo para o crescente fluxo de dados. Segundo analogia de Andrew Hebert, que está à frente do laboratório da Microsoft em Cambridge, a rede está se tornando toda um grande computador que está sendo construído por Google e Microsoft.
E será que vai dar pra usar essa maravilha toda com a velocidade de transmissão de dados que temos no Brasil?
Bem, de acordo com Mohamed Madkour, que é engenheiro chefe e vice presidente de Wireless Network da empresa Huawei, a tecnologia 5g começará a funcionar em 2020. Ainda em 2016, teremos dispositivos móveis operando com o 4.5G, que será possível com algumas alterações na 4G.
Não sabemos se tantos dispositivos conectados à intenet será algo sustentável levando em consideração as emissões de monóxido de carbono. Mas será que vai ser acessível para os brasileiros, tendo em vista que hoje em dia pagamos caro pra ter pouca transmissão de dados?
Outra preocupação é sobre o controle dessa informação toda. De acordo com Wendy Hall, não há garantias de que a rede continuará evoluindo da maneira como é hoje, aberta, gratuita e com parâmetros universais. Poderemos perder se os interesses das corporações prevalecerem. A rede mudaria drasticamente.
Como você acha que a internet afetará as nossas vidas no futuro? Você acredita que muitos passarão a viver apenas no ambiente virtual?
Fonte: Fato Curioso
Comentários
Postar um comentário