A operação Aletheia eleva a temperatura da política ao nível máximo na manhã de hoje ao mirar o ex-presidente Lula e levá-lo a depor coercitivamente na Polícia Federal. O dia deve permanecer tenso na economia e na política e girando em torno desses eventos da Lava-Jato.
Ontem o mercado reagiu positivamente à divulgação da delação de Delcídio do Amaral, porque na visão dos analistas ela enfraqueceu o governo e pode ter abreviado o seu fim. Hoje deve ser outro dia assim, de recuperação na bolsa e queda do dólar.
O que é relevante para quem olha o país é que os passos da Operação Lava-Jato abrem a possibilidade de organizar o país sobre outras bases, enfrentando velhos vícios de proteção de poderosos, velha promiscuidade entre o público e o privado. Os governos petistas não tiveram limites na apropriação do público para benefício do partido, e não tiveram medo de permanecer cometendo os mesmos erros que já haviam sido condenados no Mensalão. Quanto ao ex-presidente ele tem agora uma boa oportunidade de explicar as muitas sombras que cercam os eventos em torno do apartamento em Guarujá e do sítio em Atibaia. O país não tem mais uma pessoa intocável, é isso o que a Aletheia (busca da verdade) está mostrando.
0 Comentários