A UNICE – Ensino Superior parabeniza os Ouvidores Brasileiros pelo seu dia.
A data foi instituída durante o VI Encontro Nacional de Ouvidores, realizado em Recife no ano de 2001.
Primeiramente, o Ouvidor surgiu na área jurídica, nos dias de hoje diversas empresas têm uma pessoa que faz o atendimento das demandas recebidas pela Ouvidoria, possibilitando a realização de diagnósticos, tanto em termos de gestão, como em relação à qualidade das relações interpessoais e com o público externo.

Normalmente, a Ouvidoria recebe manifestações por meio de telefone, correio eletrônico (e-mail) e pessoalmente. Esses canais de atendimento podem-se somar a outros, como, por exemplo, cartas.
Na UNICE – Ensino Superior a Ouvidoria está destinada e capacitada a estabelecer um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Instituição. A Ouvidoria atua, principalmente, na busca de soluções de questões relacionadas aos processos em tramitação acadêmica. Para isso, dúvidas, sugestões, críticas, elogios, reivindicações, denúncias ou outras manifestações dos cidadãos são encaminhadas a diferentes setores e submetidas aos gestores competentes para a adoção de medidas cabíveis em cada caso.
Atualmente, o Ouvidor é conhecido como ombudsman, funcionário contratado pela empresa para receber críticas, sugestões e reclamações do público em geral. Esse profissional tem que ter a capacidade de análise e interpretação na solução de problemas, ser imparcial na defesa do cliente e comunidade, como também da organização para qual trabalha, esclarecendo dúvidas, mas não tomando decisões a priore. Posteriormente deve elaborar relatórios, sugestões de soluções e estratégias que melhorem a imagem da Instituição.
Nos tempos atuais, em bancos e seguradoras, por exemplo, a Ouvidoria é um setor atento a escutar e repassar situações e registros corporativos. A Ouvidoria pública é um serviço que representa o cidadão beneficiado por serviços públicos, no objetivo de protegê-lo e defendê-lo em caso de perdas e prejuízos.
Fontes: http://homologa.ambiente.sp.gov.br/ouvidoria/default.asp
0 Comentários