Facebook começará a testar drone que fornece conexão de Internet

O Facebook começará a testar o seu "drone de Internet" alimentado por energia solar no final desse ano, disse o CEO Mark Zuckerberg nessa segunda-feira (22). 
Batizado de Aquila, o drone conta com envergadura de asa de um Boeing 737, porém pesa o equivalente a um carro. Suas asas são cobertas com painéis solares que fornecem energia suficiente para manter o sobrevoo por até seis meses a uma altitude de 18 mil metros a 27 mil metros. 
O projeto é uma das respostas do Facebook ao problema do acesso de baixo custo à Internet em regiões do mundo que atualmente não a recebem. Além de claro, ser uma maravilha da engenharia. 
“A ideia é que você consegue enviá-lo para uma região onde pode ser muito caro instalar uma infraestrutura”, disse Zuckerberg. “Ele simplesmente voará e ficará lá e poderá transmitir o acesso à Internet”. 
O Facebook revelou o projeto em junho de 2015 e tem trabalhado para aperfeiçoar a aeronave e o sistema de comunicação a laser que será usado para estabelecer uma conexão entre os drones e as estações terrestres. 
Os usuários de Internet, então, receberão conexão Wi-Fi ou sinais LTE de um drone. 
“Nós estaremos fazendo nossos primeiros testes em grande escala no final desse ano”, disse  Zuckerberg durante a Mobile World Congress, que acontece em Barcelona nessa semana. 
Se o projeto acontecer de acordo com o plano, o Facebook estará na posição de levar a ideia a operadoras de telecomunicações. Como o Google, que propõe levar conexão por meio de balões, o Facebook oferecerá o serviço para redes de operadoras móveis existentes ao invés de diretamente aos usuários. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro ideias para ganhar dinheiro na internet

Como Instalar Placa de Rede

Bruna Marquezine de biquíni e molhadinha! Uma gata muito gostosa e cheia de curvas