A Mastercard está trabalhando em um novo aplicativo que visa fornecer maior segurança quando você comprar coisas em lojas virtuais. Ao invés de apenas solicitar uma senha, a ferramenta pedirá que você verifique sua identidade com uma selfie.
O app será lançado no segundo trimestre para smartphones, tablets e PCs e estará disponível, inicialmente, nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Holanda, Bélgica, Espanha, Itália, França, Alemanha, Suíça, Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca, segundo a BBC. A Mastercard disse que está testando o recurso desde o verão passado.
Com a checagem a base de selfie, usuários terão de piscar para a câmera para prevenir a falsificação do sistema de foto. Outra alternativa é que usuários poderão verificar a si mesmos com a impressão digital através de sistemas como o Touch ID da Apple. A companhia disse que transmitirá tais dados de uma forma que eles não poderão ser roubados ou usados por cibercriminosos.
A ideia é criar um sistema mais conveniente para a verificação de identidade, permitindo que a companhia de cartão de crédito previna casos de fraude com maior frequência.
Como a BBC salienta, os custos de fraude normalmente são repassados para os comerciantes sob a forma de taxas de transação, então um sistema melhor poderia potencialmente baixar tais taxas.
Por que isso importa
A identificação biométrica está se tornando rapidamente uma norma em dispositivos móveis, a medida que aparelhos iOS e Android suportam agora sistemas de pagamentos com apenas a impressão digital.
O plano da Mastercard soa como uma forma de reunir todos os sites que não contam com recursos de biometria instalados, e para telefones que não contam com leitores de impressão digital. Apesar da verificação baseadas em selfie não ser totalmente infalível, ela fornece, pelo menos, uma camada de proteção extra contra o roubo de dados de cartões de crédito.
Fonte : idgnow.com.br

0 Comentários