Review: Sony Xperia SP (C5303)
Tenho testado celulares dual chip pois uso três linhas e quanto menos aparelhos para carregar melhor, no entanto apesar de estar usando um S4 Dual Chip, ainda tenho uma terceira linha telefônica onde uso num aparelho single chip, por isso me propus a testar o Xperia SP, aparelho que a Sonydirecionou para o seguimento mid-end e pretende atingir um público que quer um algo mais de um smartphone, mas não está disposto a pagar o preço dos produtos high-end.
Layout e Acabamento:
O modelo enviado foi da cor branca, acabamento externo em plástico e bordas pintadas cor de alumínio. O fundo também branco é levemente texturizado, além disso o botão lateral e borda da câmera em alumínio completam um visual harmônico e uniforme, dentro da proposta para o aparelho e seu mercado.
O Xperia SP tem na frente, tela grande, câmera frontal, alto falante e microfone como já ficou tradicional em celulares retos, deixando o visual clean, não há botão central e destaca-se a barra transparente ao final, dotada de LEDs multicoloridos, que pode assumir várias funções de aviso, iluminação e combinações com o conteúdo da tela a cada momento.
Ao visualizar fotos e filmes a barra assume a cor da borda de baixo da tela, assim como ao ouvir música assume a cor da capa do CD, se esta estiver baixada, e acompanha o ritmo da música, criando um efeito interessante de continuidade e interação com o conteúdo. Pode-se ainda programar cores para os diversos avisos, piscar vermelho para chamadas perdidas, azul para mensagens do Facebook e verde para chamadas do Whatsapp, por exemplo.
No alto da lateral esquerda há o conector mini USB e na parte de cima a entrada para o fone de ouvido. O tradicional botão físico central foi transferido para lateral direita, onde fica junto com os de volume e há um botão de disparo da câmera fotográfica, dando uma característica singular ao aparelho. Demorei um pouco a me acostumar com essa nova posição, mas uma vez adaptado ficou bem funcional. Detalhe que sou destro, imagino que para um canhoto pode não ficar tão confortável.
Na parte traseira vem o ponto negativo que me chamou a atenção, há uma tampa grande que cobre a traseira inteira, essa tampa toda serve apenas para colocação do sim card e do cartão de memória (foto na galeria). Já que o aparelho usa bateria fixa, seria muito mais interessante fazer um “hard shel” inteiriço com fundo e os quatro lados, apenas com slots para o sim e memory cards além dos botões, daria ao aparelho muito mais resistência dinâmica, inclusive melhorando a proteção contra água e poeira.
Galeria de Imagens:
Acessórios:
O Xperia SP vem dotado do conjunto de acessórios tradicional, carregador e cabo USB pretos, fone de ouvido intra-articular branco e numa caixa também branca, mas ao invés dos de cone de borracha, vem com modelo tradicional.
Aqui cabe comentar que o cabo preto, de acabamento emborrachado e o carregador também preto e de acabamento áspero deixaram a desejar, especialmente num conjunto tão branco, ficaria muito bom se o carregador e cabo USB também seguissem essa tendência, fiz até uma foto de como ficaria o conjunto todo branco para termos uma ideia de como ficaria.
Em termos de eficiência o carregador e cabo são rápidos, bem ao gosto do usuário atual que tem meia hora pra carregar durante o almoço para usar o resto do dia, aliás vou falar mais sobre isso no item bateria.
A Sony faz questão de frisar sua afinidade com o mundo musical então esperava fones de ouvido diferenciados, não são. Os fones podem ser classificados como bons, devem atender o esperado para o mercado mid-end, há um microfone incorporado e senti falta de controles de volume no conjunto.
Display:
A Tela do SP tem 4,6 polegadas, 16 milhões de cores, 720 x 1280 pixels, TFT e é capacitiva. Os resultados de exibição são bastante bons, esse conjunto permitiu visualização de imagens claras e bem definidas em todos os testes que fizemos, inclusive em ambiente aberto, onde conseguiu ficar mais visível que outras telas.
A sensibilidade ao toque é bem delicada, permitindo inclusive que a 2 milímetros da tela se façam alguns comandos, isso ajuda em alguns casos, inclusive locais frios onde é preciso usar luvas.
Velocidade e Desempenho:
O aparelho vem com chip Qualcomm Snapdragon, CPU Dual Core de 1,7 GHz e GPU Adreno 320, isso garante boas respostas, processamento rápido e sem engasgos. A operação foi fluida e todos os testes que fizemos, mesmo com vários apps abertos ao mesmo tempo.
Aplicativos:
A Sony incluiu uma série de aplicativos específicos e/ou personalizados, como o app Walkman que vem como opção o Play Musica tradicional do Android que também se encontra disponível. Isso mesmo, há dois players de musica para você escolher.
O player da Sony é bem divertido de usar, permite a sincronização com os leds da barra transparente, permite transferir a musica diretamente para ouvir em outros aparelhos, mas senti falta de um equalizador que, junto com fones mais caprichados tornaria a experiência sonora completa.
Enquanto a Google decide se libera ou não seu aplicativo de identificação de músicas para o Brasil, a Sony nos brinda com outro app interessante, o Track ID, disponível nativamente no Xperia SP é bem fácil de usar, precisa apenas de uma boa conexão de internet, testei com músicas de Iron Maiden(Heavy Metal), Bach(Classica), Jean Michel Jarre(New Age), Ella Fitzgerald e Louis Armostrong(Jazz) e Luiz Gonzaga(Forró), todos reconhecidos sem problemas.
Outro app nativo e muito interessante é o Social Life, que une num só app e de forma fluida as postagens do Facebook, Twitter e vídeos do Youtube. Permite responder, curtir, postar e visualizar.
Tenho uma preocupação obsessiva com clima, embora eu raramente consulte essa informação, quero tê-la sempre disponível na minha tela e nesse aspecto o Xperia tem um widget de tempo bem definido, objetivo e intuitivo, além disso, ocupa pouco espaço na tela. Aqui aliás vale mencionar que a Sony fez um bom trabalho de otimização da tela, os ícones e widgets tem tamanhos adequados e tornas as telas bastante utilizáveis. O ponto negativo que senti foi a falta de rolagem infinita.
O teclado do Xperia SP merece um comentário a parte, é personalizável, permite escolher se queremos ponto e vírgula ao lado da barra de espaço, se queremos tecla de Emoticons, botão para ditado, aceita deslizar o dedo pelo teclado para formar palavras (conhecido como “flow”) e faz predição em até dois idiomas, para quem escreve diariamente em português e inglês como eu, uma mão na roda. Há apenas uma pequena melhoria a anotar, após escolhermos uma palavra sugerida o teclado poderia incluir automaticamente um espaço, coisa que não faz, é necessário incluir manualmente.
Câmera e Reprodução de Vídeo:
Nas câmeras o Xperia confirma seu posicionamento mid-end, a dianteira é VGA e a traseira tem apenas 8MP, produzindo fotos em 3264 x 2448 pixels e filmando em 1080P a 30 fps. Apesar dessas especificações tidas hoje como medianas no mercado, as fotos e filmagens feitas com ele têm boa qualidade e definição de cores, como o leitor poderá ver na galeria. Destaque ainda para o aplicativo One Touch que permite transferir ou espelhar as imagens nas televisões Sony e a integração mais fácil com os outros aparelhos da marca.
Reprodução de Som e Voz:
Durante as ligações é possível ouvir cristalinamente seu interlocutor, se a qualidade do sinal permitir evidentemente, o viva-voz também tem bom nível de volume e denotam alto-falante de boa qualidade, o que se reflete também quando optamos por ouvir música. Algumas vezes durante o teste escolhi desligar o som do carro e ir ouvindo as músicas que estava no memory card diretamente do aparelho, com os vidros fechados e ar condicionado ligado é possível curtir música ambiente tranquilamente.
Armazenamento:
A configuração de fábrica do aparelho é de 8GB, sendo 5,8GB dsipónível para o usuário e Ram de 1GB, apesar de ser um pouco apertado, o aparelho consegue responder bem com esse grupo de memórias, para os que precisar de muitos dados num celular é possível usar cartões de memória até 32GB.
Duração da Bateria:
As mega-telas atuais são conhecidas por serem grandes consumidoras de bateria e, nesse caso a opção da Sony pela tela TFT pareceu muito acertada, sendo mais econômica permite maior durabilidade da bateria, chegando a até dois dias inteiros em situação de uso mediano. Isso é uma marca e tanto, especialmente porque esse modelo tem bateria fixa e, não sendo possível trocar a bateria, é essencial que ela dure muito. Para usuários mais efetivos deve garantir carga até o final do dia.
Frequências e Dados:
Aqui uma nota em favor do Xperia SP, vem com 2G quadriband, 3G triband e 4G(LTE) seis bandas, o que garante conexão em praticamente qualquer situação, conecta-se para dados por Bluetooth e Wi-Fi, além de ter NFC, que promete ser a nova fronteira em comunicação por proximidade.
Preço e Disponibilidade:
Encontrado facilmente nas lojas virtuais e em algumas físicas, pode ser comprado em todo território nacional, em termos de preço o aparelho está posicionado quase no topo da categoria mid-end, concorre com outros single chip e com alguns dual chip dentro da categoria.
Pontos Positivos:
- Barra de sinalização colorida facilita saber que aplicativo tem um lembrete pendente.
- Barra de Notificações já conta com transparência que mostra os aplicativos ao fundo, característica muito valorizada pelos designers nos últimos tempos.
- Tela de bom tamanho e bem aproveitada pelos recursos disponíveis.
- Bateria tem ótima durabilidade
- Teclado personalizável
- Caixa bem bolada, fina e objetiva.
- Disposição diferenciada dos botões na barra lateral direita.
- Facebook e Twitter nativos e integrados
- Sistema de economia de energia da bateria (e dados do plano) que reconhece sua localização pelas repetidoras de celular e ativa/desativa o wifi automaticamente.
- Sensores percebem seu dedo a 2 mm da tela e você pode fazer muitos comando sem tocar nela ou usando luvas.
Pontos Negativos:
- Acabamento plástico básico.
- Encaixe do USB muito apertado, marcou a borda na primeira tentativa de encaixar o cabo.
- Cabo e carregador com acabamento emborrachado rústico e pretos.
- Celular fica muito próximo da tampa da caixa, podendo ser danificado mais facilmente em caso de acidente durante o transporte para o comprador ou loja.
- Existência de uma tampa traseira apenas para dar acesso aos slots do chip e memory card.
- Para novas redes, não abre o setup de rede diretamente quando você liga o wifi, precisa ir buscar nas configurações para fazer isso.
- O sistema de avisos luminosos precisa de uma programação para desligar quando o usuário estiver dormindo.
Conclusões:
O aparelho foi bem trabalhado pela Sony, com hardware adequadamente dimensionado e aplicativos interessantes, oferece um bom custo benefício para o usuário que quer um smartphone principal ou um bom segundo aparelho.
Especificações:
GERAIS | 2G Network | GSM 850 / 900 / 1800 / 1900 – all versions |
3G Network | HSDPA 850 / 900 / 2100 – C5303 | |
HSDPA 850 / 900 / 1700 / 1900 / 2100 – C5302HSDPA 850 / 900 / 1900 / 2100 – C5306 | ||
4G Network | LTE 800 / 850 / 900 / 1800 / 2100 / 2600 – C5303 | |
LTE 850 / 1700 / 1900 / 2100 – C5306 | ||
SIM | Micro-SIM | |
Announced | março de 2013 | |
Status | lançado em abril de 2013 |
TELA | Tipo | TFT capacitive touchscreen, 16M colors |
Tamanho | 720 x 1280 pixels, 4.6 inches (~319 ppi pixel density) | |
Multitoque | 10 fingers | |
Proteção | Corning Gorilla Glass | |
- Sony Mobile BRAVIA Engine 2 |
SOM | Alerta | Vibração; MP3 ringtones |
Loudspeaker | Sim | |
3.5mm jack | Sim |
CONEXÃO | GPRS | Mais de 86 kbps |
EDGE | Mais de 237 kbps | |
Speed | HSDPA, 42 Mbps; HSUPA, 5.8 Mbps; LTE, Cat3, 50 Mbps UL, 100 Mbps DL | |
WLAN | Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, Wi-Fi hotspot | |
Bluetooth | v4.0 with A2DP | |
NFC | Sim | |
USB | microUSB v2.0 (MHL) |
CÂMERA | Traseira | 8 MP, 3264 x 2448 pixels, autofocus, LED flash, check quality |
Recursos | Geo-tagging, touch focus, face and smile detection, image stabilization, HDR, sweep panorama | |
Vídeo | 1080p@30fps, video stabilization, check quality | |
Frontal | VGA |
RECURSOS | SO | Android OS, v4.1 (Jelly Bean) |
Processador | Qualcomm MSM8960T Snapdragon | |
CPU | Dual-core 1.7 GHz Krait | |
GPU | Adreno 320 | |
Sensors | Acelerômetro, Proximidade e Giroscópio | |
Messaging | SMS(threaded view), MMS, Email, Push Email, IM | |
Browser | HTML5 | |
Radio | Stereo FM | |
GPS | A-GPS | |
Java | Java MIDP emulator | |
Cores | Pretla, Branca e vermelha | |
- SNS integration- TV-out (via MHL A/V link)- Active noise cancellation with dedicated mic- MP4/H.263/H.264/WMV player- MP3/eAAC+/WMA/WAV player- Document viewer- Photo viewer/editor- Voice memo/dial- Predictive text input |
BATERIA | Não removível Li-Ion 2370 mAh battery | |
Stand-by | Mais de 635 h (2G) / Mais de 734 h (3G) | |
Conversação | Mais de 10 h 25 min (2G) / Mais de 19 h (3G) | |
Música | Mais de 39 h |
Leia mais em: showmetech
Comentários
Postar um comentário