Colisão entre trens do Metrô de SP deixa mais de 30 feridos



O resgate de vítimas da colisão entre dois trens da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo já havia sido finalizado por volta das 11h30 desta quarta-feira (16). O acidente aconteceu por volta das 9h50, na Zona Leste, entre as estações Penha e Carrão. Segundo os bombeiros, 33 pessoas ficaram feridas - duas delas em estado grave com hemorragias e suspeita de traumatismo craniano.
Sessenta e oito homens da corporação atuaram no local em 23 veículos. As vítimas resgatadas eram imobilizadas e colocadas em macas. Foi preciso que as macas fossem passadas sobre o muro que separa os trilhos da Linha 3-Vermelha da Radial Leste para levar as vítimas a hospitais. Os feridos foram levados para o Hospital das Clínicas, Santa Casa e Hospital do Tatuapé.
Segundo o major Fábio Barbieri, do Corpo de Bombeiros, uma das vítimas com ferimentos leves estava grávida e passou mal após o acidente, mas não perdeu o bebê e passa bem. Os demais tiveram luxações, escoriações e outros ferimentos leves.

Após o acidente, as demais linhas do Metrô de São Paulo operavam com velocidade reduzida. A SPTrans informou que mudou a circulação de ônibus na região e acionou o sistema de apoio. O problema causava lentidão na Radial Leste, no sentido Centro, nesta manhã. Por causa do resgate, faixas da via permaneciam interditadas às 11h30. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomendava que os motoristas evitassem a região.
 
Até as 11h30, o Metrô não sabia informar as causas do acidente - o Centro de Controle da empresa ainda apura o motivo do ocorrido. A companhia informa que a circulação dos trens na Linha 3-Vermelha está sendo realizada somente entre as estações Barra Funda e Tatuapé.
Falha em sistema de automaçãoSegundo o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Paulo Pasin, houve um choque entre duas composições devido a uma falha no sistema de automação do Metrô. O sindicalista, que estava em reunião com dirigentes do Metrô para discussão de propostas salariais na hora do acidente, diz ter recebido informações de que o sistema automático que faz um trem parar quando outro está à frente não funcionou.
"Não pode ter havido falha humana porque esse sistema é automático", disse Pasin. "Em 20 anos de Metrô, eu nunca vi nada disso acontecer", acrescentou. Em entrevista por telefone à TV Globo, o presidente do Metrô, Peter Walker, confirmou que a principal suspeita é de uma falha no sistema de atuomação.
ÔnibusSegundo a SPTrans, todas as linhas de ônibus que circulam na Radial Leste seguiam direto até a Estação Tatuapé do Metrô, deixando de atender as estações Itaquera, Arthur Alvim, Patriarca, Guilhermina Esperança, Vila Matilde, Penha, e Carrão, por volta das 11h. A integração das linhas de ônibus com as estações do Metrô foi suspensa devido ao acidente.
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 65 km de lentidão em São Paulo por volta das 11h desta quarta-feira, índice considerado acima da média. No horário, a Radial Leste estava com 5,4 km de filas no sentido Centro, entre a Praça Divinolândia até o Viaduto Conselheiro Carrão.

Via G1

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