Como Instalar Rápido Ventilador de Teto

A instalação de um ventilador de teto é relativamente simples, bastando apenas que o instalador tenha conhecimentos sobre as ligações elétricas (principalmente do ambiente em questão), além de noções técnicas e básicas sobre o funcionamento e peças do ventilador.
Neste artigo, abordaremos algumas dicas de como instalar ventilador de teto, bem como as precauções que devem ser tomadas.

Cuidados Prévios ao Instalar Ventilador de Teto

A primeira atitude a ser tomada antes da instalação do ventilador, é desligar a chave geral de energia elétrica do ambiente. Em seguida, deve-se verificar e testar a tensão (110v ou 220v) e identificar os fios terra, neutro e fase, separando-os para facilitar o processo de instalação.
Em seguida, analise o local no qual o ventilador será fixado. Este espaço deve suportar uma carga mínima de 25kgs, peso base dos ventiladores de teto. Caso o local não suporte o peso estipulado, escolha outro espaço.
Ventilador de Teto

Como Instalar Ventilador de Teto Passo a Passo

Uma dica extremamente importante é não segurar o ventilador de teto apenas pelos fios. Segure-o também com uma das mãos, para evitar rompimentos dos fios e queda do ventilador.
Por medidas de segurança, as paletas (pás) do ventilador de teto devem manter uma distância mínima de ½ metro das paredes, lustres ou outros objetos fixados no teto ou paredes, e 2,3 metros acima do piso. Além disso, é necessário notar se ao abrir portas e janelas, as mesmas podem colidir com as paletas.
Ventilador de Teto
A fiação fixa será utilizada no processo de desligamento do aparelho. (Caso haja outro meio de desligamento, como ligação bifásica, por exemplo, deverá ser instalado um disjuntor bipolar, responsável pelo desligamento total do ventilador de teto).
Se, após a instalação correta, o ventilador de teto sofrer interrupções súbitas, deve-se procurar por uma assistência técnica, cedida ou não pelo fabricante do aparelho.
Em caso de dúvidas, informações adicionais podem ser obtidas através do manual impresso doventilador de teto, ou ainda via site do fabricante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro ideias para ganhar dinheiro na internet

Bruna Marquezine de biquíni e molhadinha! Uma gata muito gostosa e cheia de curvas

Como Instalar Placa de Rede