Como Controlar a Ansiedade Infantil?

A ansiedade é uma combinação complexa de sentimentos de medo, apreensão e preocupação, geralmente acompanhada de sensações físicas como palpitações, dor no peito e/ou falta de ar. É algo que afeta tanto pessoas adultas, como crianças e adolescentes. Para você ter noção, a cada 100 crianças e adolescentes, 13 são afetadas pelos distúrbios da ansiedade.

Quando uma criança de apenas oito meses é separada dos pais, por exemplo, ela já apresenta sintomas de ansiedade, algo extremamente normal, mas depois de algum tempo, quando a mesma já começa a interagir com outras pessoas e a ter maiores responsabilidades a ansiedade pode ser um grande problema. Se você tem filhos ou conhece alguma criança ou adolescente que sofra com a ansiedade confira aqui neste artigo algumas dicas e informações sobre como controlar a ansiedade infantil. 


Ansiedade Infantil

A Ansiedade é um sentimento natural tanto na infância como em qualquer outra etapa da vida, tão natural que até mesmo bebês podem senti-lo. Porém se este sentimento passa dos limites é melhor tomar uma atitude para que isso não seja um empecilho na vida da criança. Ela pode ser causada por problemas psicológicos, alterações nos transmissores químicos cerebrais, doenças na tireoide, infecções e até mesmo fatores genéticos

Enquanto a criança ainda é um bebê a ansiedade é algo extremamente normal, porém, quando ela atinge seus 6-8 anos de idade este sentimento pode acabar prejudicando-a. Na maioria das vezes a ansiedade começa a se manifestar de maneira ruim quando a criança começa a estudar e a ter contato com novas pessoas, ou então quando ocorrem mudanças significativas como troca de escola ou de casa, falecimento de entes queridos, chegada de novos irmãozinhos, separação dos pais e etc. 

O limite da normalidade do nível de ansiedade está na sua repercussão sobre o comportamento da criança, então se a mesma começa a apresentar com frequência dores de cabeça, náuseas, vômitos, falta de ar, diarreia, palpitações, dificuldade de concentração, agressividade ou medos em excesso, é provável que ela esteja sofrendo de algum distúrbio da ansiedade. 

Como Controlar

O tratamento para a ansiedade envolve acompanhamento psicológico e uso de certos fitoterápicos, então se a criança apresentar os sintomas citados anteriormente é de extrema importância que seus pais levem-na a um médico especialista para que ele dê o diagnóstico e possa dar início ao tratamento. 

Para controlar a ansiedade infantil o apoio dos pais ou responsáveis é algo essencial, sendo assim os mesmos devem cobrar disciplina na mesma medida em que demonstram seu afeto, e devem se certificar de que sua disciplina está sendo passada em um formato motivador. Outra coisa que ajuda e muito no controle da ansiedade da criança é criar uma rotina saudável para a mesma. 

Enfim, cada caso é um caso, então não é sempre que as mesmas informações e dicas ajudarão todas as pessoas que sofrem com a ansiedade, sendo assim a melhor coisa a se fazer sempre é pedir ajuda a um profissional que saberá com certeza o que será preciso para tratar este problema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro ideias para ganhar dinheiro na internet

Bruna Marquezine de biquíni e molhadinha! Uma gata muito gostosa e cheia de curvas

Como Instalar Placa de Rede