A Psicologia do esporte em prol da saúde emocional

A Psicologia do esporte em prol da saúde emocional
Ao longo dos anos vários estudos comprovam a importância da atividade física para a qualidade de vida das pessoas, sendo criança, adolescente, adulto e idoso, aprendemos que a participação em atividades física e esportiva melhor o condicionamento físico e muitas outras coisas. Isto é a psicologia do esporte.
Combate à obesidade e sedentarismo também são incluídos nesta lista qualidades relacionadas ao esporte. Além destas, outras também podem ser consideradas consequência do esporte, como por exemplo: melhora na qualidade do sono auxilia na prevenção as doenças cardíacas e respiratórias, auxilio na criação de corpos musculosos e atléticos dentre outros benefícios ao organismo.
Mas os benefícios da pratica em atividades físicas não podem ser encarados e entendidos apenas como beneficio ao físico do individuo, estudos comprovam que a pratica regular de alguma atividade física seja ela correr, caminhar, jogos coletivos, exercícios localizados e outros podem auxiliar no desenvolvimento psicológico do praticante.

A psicologia do esporte e os benefícios a saúde!
Há pessoas que dizem ter encontrado a cura para a depressão através da pratica de atividade física, o grande estudo cientifico que busca qual pode ser a relação entre atividade física e saúde emocional é a Psicologia do Esporte, os psicólogos do esporte podem atuar em diversas carreiras, mas são os pesquisadores da psicologia do esporte que auxiliam a vida das pessoas com suas descobertas.
Uma breve definição de psicologia do esporte (WEINBERG; GOUND, 2011, p. 28) “A psicologia do esporte é o estudo cientifico de pessoas e seus comportamentos em atividades físicas e a aplicação pratica desse conhecimento”.
Hoje em dia com a vida corrida do mundo moderno as pessoas estão cada vez mais estressadas e depressivas, todos os fatores ambientais, socioculturais, socioeconômicos e até genéticos muitas vezes acaba fazendo com que a pessoa adquira doenças mentais como depressão, ansiedade, stress, distúrbios emocionais, fobias sociais e timidez
Muitos destes problemas podem ser tratados e em alguns casos até curados através da pratica de uma atividade física seja ela individual ou em grupo, pois a atividade física exerce um papel importante na sociabilização das pessoas, quantas vezes nos deparamos com alguém que se matriculou em uma academia apenas para sair da rotina e conhecer pessoas novas.
O efeito da atividade física no psicológico mais conhecido é a liberação de endorfina no cérebro que dá ao praticante uma sensação de bem estar e saciedade. O importante é escolher uma atividade que goste e se identifique, porque cada organismo reage de uma forma a determinados exercícios e atividades. Enfim a pratica da atividade física traz benefícios ao físico e também promove uma boa saúde emocional.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro ideias para ganhar dinheiro na internet

Bruna Marquezine de biquíni e molhadinha! Uma gata muito gostosa e cheia de curvas

Como Instalar Placa de Rede