Regras Básicas do Vôlei

Um dos esportes mais feitos em todo o mundo é o vôlei, e no Brasil, tanto o masculino quanto feminino são times de alta qualidade e reflete isso nos títulos conquistados ao longo das décadas. Para quem gosta do esporte algumas das regras básicas estão abaixo.

Regras Básicas

O vôlei é um esporte completo quanto as suas regras e varia em alguns pontos entre o feminino e o masculino como a altura da rede. Veja mais.

  1. O esporte conta com seis jogadores para cada lado da quadra, não podendo ter mais ou menos que isso o que mais pode ocorrer e ocorre é trocar as posições dos jogadores e os jogadores ao longo da partida. Mas há um limite para isso.
  2. Quando o time joga com libero (jogador somente da defesa) ele não entra na rede. Isso quer dizer que todos os jogadores rodam de posição e quando há o libero ele sai de quadra e entra um atacante. O atacante permanece na rede enquanto não precisa rodar mais que três posições.
  3. A cada hora que a bola é passada para o outro lado é possível dar três toques na bola com jogadores diferentes, ou seja, basicamente receber a bola, fazer o passe para o levantador e atacar. Um jogador não pode dar dois toques na bola, caso contrário o ponto é do adversário.
  4. O jogo acontece em cinco sets, se um time ganhar três já ganhou a partida, o mesmo acontece com 3x1, 3x2. O jogo empatando em 2x2 acontece o último set que vai até 15 pontos, diferente dos demais que vão até 25 pontos. É importante ressaltar que o jogo além de ir até 25 pontos para de fato ter fechado o set precisa estar 2 pontos a frente do adversário, caso contrário o jogo continua.
  5. Saque acontece a todo o momento do jogo, e ele consiste em jogar a bola para o campo adversário. Quando o jogador pisa na linha de fundo o saque não vale e o ponto também é do outro, assim como um ataque na linha de três metros, se o jogador pisar na linha não há o ponto.
Estas são algumas regras básicas para quem pretende jogar vôlei alguma vez em sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro ideias para ganhar dinheiro na internet

Bruna Marquezine de biquíni e molhadinha! Uma gata muito gostosa e cheia de curvas

Como Instalar Placa de Rede