Partes de uma missa

Participar de uma missa é uma atividade por milhões e milhões de católicos no mundo todo, afinal de contas a igreja católica é ainda a religião que mais possui adeptos em todo globo terrestre, atraindo assim cada vez mais e mais pessoas, e algumas delas não entendem ao certo cada gesto e cada momento que ocorre durante a celebração, então lhe mostraremos o significado passo a passo de tudo o que ocorre durante uma missa. O primeiro passo de uma missa é o canto de acolhida, onde o padre (sacerdote), ministros da eucaristia, acólitos e demais auxiliares entram em procissão em direção ao altar, onde é realizado a celebração, em volta da mesa. As vestes do sacerdote são importantes para identificá-lo, além das cores significarem a liturgia do dia, por exemplo, vestes verdes simboliza o tempo comum, enquanto vestes roxas são utilizadas durante a quaresma. 
Quando o sacerdote inicia a celebração o primeiro passo é invocar a santíssima trindade (em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo), logo em seguida é hora do ato penitencial, momento em que o sacerdote e todo o povo de Deus fazem seus pedidos de perdão diretamente à Deus, é o primeiro preparo para receber a eucaristia, que é o ponto mais forte da celebração. Após o pedido de perdão, entoa-se o Glória (exceto nas missas da quaresma e do advento) em sinal de glorificar o Senhor por sua bondade infinita e seu perdão aos fiéis concedido através do ato penitencial. Terminado o Glória é hora da primeira oração, onde o sacerdote através de um livro (chamado de missal) ora impondo suas mãos em direção ao povo. Em seguida é hora da liturgia da palavra. 
Na liturgia da palavra lê-se a bíblia em uma ou duas leituras que são feitas através do povo de Deus, e o evangelho é proclamado pelo sacerdote responsável da missa. Logo em seguida ao anúncio do evangelho, o sacerdote profere palavras explicativas para aquilo que acabara de ler, é chamado de homilia e a duração pode ser curta ou extensa, de acordo com os costumes do sacerdote. Terminado a homilia dá-se início as preparações para a comunhão, toda a assembleia levanta-se e reza junto a oração do credo, logo após inicia-se a oração da comunidade e logo em seguida o canto das oferendas, onde o pão e o vinho são postos no altar e apresentados à Deus como forma de oferendas. 
Após o canto, o sacerdote proclama a oração eucarística, em seguida faz a benção das oferendas, transformando pão e vinho em corpo e sangue de Cristo conforme as instruções bíblicas deixadas por Jesus, é o mesmo ato que ocorreu na Santa Ceia, onde Jesus pede aos apóstolos que façam este ato em Sua memória. 
Após a consagração do pão e vinho é a hora da comunhão, onde os fiéis que estejam preparados espiritualmente recebem a hóstia, através dos ministros da Eucaristia e também do Sacerdote, conforme costume em cada paróquia. Ao término da comunhão, o Sacerdote profere outra oração com as mãos impostas sobre os fiéis, agradecendo à Deus pela comunhão. Em seguida são dados alguns avisos e recados da comunidade, logo após é dado a benção final, onde o Sacerdote mais uma vez impõe suas mãos sobre os fiéis fazendo o movimento invocando a benção da Santíssima Trindade sob cada um.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro ideias para ganhar dinheiro na internet

Bruna Marquezine de biquíni e molhadinha! Uma gata muito gostosa e cheia de curvas

Como Instalar Placa de Rede