Explicando o Jailbreak, Cydia, e pirataria no iOS

iOS-7-6-5-Jailbreak-iPhone-5-Cydia-2
É comum que usuários de iPhones e iPads ouçam falar de termos como “Jailbreak” ou “Cydia”, e que eles se relacionam à pratica de pirataria. Para separar o que é verdade do que é mito, o Showmetech preparou o texto abaixo, tentando explicar de forma clara o que estes termos e procedimentos significam. Veja abaixo:

Jailbreak:

Jailbreak-iDB-Icon
O Jailbreak é um processo de remoção das limitações impostas pela Apple sobre o sistema que roda em seus smartphones e tablets, o iOS. E através da exploração de falhas do sistema, permite o chamado acesso root (ou acesso à pasta raiz), dando total controle da estrutura de arquivos do sistema (permissão de administrador) ao usuário. Após a execução de ferramentas de Jailbreak no seu iDevice, você será contemplado com um aparelho que possui agora além de todas as funções originais do iOS, também um app novo, o Cydia.
O conceito de Jailbreak é na verdade antigo e caminha junto com o próprio desenvolvimento do iOS. Desde 2007, quando do lançamento do sistema iPhone OS 1.1.1 (não era iOS na época), presente nos iPhones e iPod touch, já existia uma maneira de fazê-lo, através da ferramenta JailbreakMe, e que trazia consigo o Installer.app, que se assemelha ao atual Cydia.
Durante a história do iOS, muitas ferramentas para fazê-lo foram desenvolvidas com esse fim, como o JailbreakMeZiPhonePwnageToolQuickPwnRedsn0wPurplera1nBlackra1nSn0wbreezeSpiritGreenpois0nAbsintheEvasi0n, todos trazendo em sua essência a permissão de acesso em nível de administrador à estrutura de arquivos do iOS.

Cydia:

jailbreak-ios-6-1-2
Como uma alternativa ao Installer.appJay Freeman (Saurik) lançou ainda em 2008 a primeira versão deste que pode ser considerado como um gerenciador de repositório de arquivos, semelhante ao existente no Linux, que vem instalados após o método de Jailbreak, e que através do uso de repositórios, permite rodar sobre a camada MobileSubstrate novos “apps” e também modificações no sistema iOS.
Tal camada, MobileSubstrate, permite que, de uma maneira segura, possamos instalar modificações diversas no iOS, trazendo alterações tanto em usabilidade como na aparência. Caso alguma dessas modificações venha a causar algum dano ao iOS, o MobileSubstrate entra em ação desativando tudo que esta sob ele, deixando iOS em modo de segurança (safe mode, em inglês), que nada mais é do que o sistema iOS original, sem nenhuma alteração ou aplicativos instalados a partir do Cydia (nem o próprio Cydia fica disponível), o que torna bastante seguro seu uso.
Dentro do Cydia existem repositórios pré-instalados como o BigBossZodTTD & MacCiti, entre outros, que por sua vez disponibilizam diversos aplicativos como emuladores de outras plataformas, ringtones, temas, wallpapers, alterações no comportamento do sistema, modificações extremas na aparência e muitas outras ferramentas interessantíssimas. Tais ferramentas podem ser gratuitas e também pagas. Isso mesmo, o Cydia comercializa “aplicativos” de maneira semelhante à AppStore, com opções gratuitas e pagas.
Mas, por ser livre, o Cydia também permite que possamos adicionar novos repositórios, e é aí que mora a má intenção. Há repositório idôneos que podem ser adicionados para conseguir novas ferramentas, como o desbloqueio de operadora, que é simplesmente um “app” (invisível) que instalamos a partir do Cydia, ou ativar o FaceTime no 3GSSiri no iPhone 4, dentre outros. Mas há também repositórios que pirateiam as ferramentas e aplicativos existentes no Cydia, ou seja, se não pagar por um determinado “app” dentro do Cydia, ainda poderá consegui-lo de maneira ilegal, pirateada (já a Apple considera tudo o que está no Cydia como ilegal).

Não é Pirataria, é tecnologia!

Se sabemos que após o Jailbreak temos o novo “app” Cydia no nosso iPhone, e que ele é na verdade um gerenciador de repositórios que disponibilizam ferramentas e apps alternativos, mas não piratas, por que será que a Apple luta para classificar essa prática como ilegal ou como pirataria?
Podemos dizer que o uso do Jailbreak e Cydia permite que usuários usem apps pirateados. Mas essa não precisa ser a regra. É possível usá-los de forma legalmente permitida e assim usufruir de toda a vastidão de modificações de sistema e aplicativos que hoje são disponibilizados pelo Cydia de maneira idônea – gratuita ou paga. Basta se atentar aos tutoriais disponíveis na internet e evitar qualquer tipo de conteúdo pirateado.

Segurança:

Caso você queira entrar nesse mundo paralelo aos serviços da Apple, é sempre bom manter precaução e ler bem os tutoriais. Lembre-se que estes procedimentos trazem riscos maiores de segurança do que o uso tradicional de iDevices, simplesmente pelo fato de que você está liberando mais acessos aos apps ali instalados. Ou seja, um desenvolvedor mal-intencionado pode se aproveitar destas “permissões” para acessar arquivos ou causar danos ao aparelho.
Noutras palavras, tente sempre entender bem o que você está permitindo e, claro, tenha cautela.


Leia mais em: showmetech 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro ideias para ganhar dinheiro na internet

Bruna Marquezine de biquíni e molhadinha! Uma gata muito gostosa e cheia de curvas

Como Instalar Placa de Rede