Conheça as novidades do OS X Mavericks e veja se vale a pena atualizar

Nesta segunda-feira (10), durante a WWDC 2013, a Apple revelou a mais nova versão do seu sistema operacional para computadores, o OS X Mavericks, que será disponibilizado ainda hoje em versão developer preview. Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da empresa, foi o responsável pela apresentação e realizou algumas demonstrações das novidades do update.
WWDC lançou o Mac OS Maverick (Foto: Fabrício Vitorino)WWDC lançou o OS X Mavericks (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)
O primeiro recurso apresentado foi o chamado “Finder Tabs”, ou seja, abas para o finder. A novidade é simples: agora, cada programa poderá ter sua própria aba no finder. Ainda haverá a funcionalidade multijanelas, mas com o opcional de se navegar entre as janelas, tudo concentrado no mesmo espaço. Cada tela, agora, é independente, o que facilita a interação entre os softwares. “Agora que temos várias abas, se tornou muito melhor trabalhar e copiar documentos no OS X”, disse Craig.
Novo Mac OS X  (Foto: Fabrício Vitorino)Novo Mac OS X (Foto: Fabrício Vitorino)
Outra novidade interessante é a inclusão de tags no finder. Ou seja, será possível marcar arquivos salvos com palavras-chave e, então, fazer buscas por elas no finder, o que é uma praticidade bastante interessante. Assim, o OS X vai exibir uma lista de documentos marcados com aquela tag pesquisada nos resultados das pesquisas. Mais prático, mais simples e mais eficiente.
Múltiplos monitores
A utilização do sistema em máquinas com múltiplos monitores também foi destacada na apresentação. A partir do OS X Mavericks, será muito mais fácil trabalhar desta forma. A transição de conteúdo de uma tela para outra, por exemplo, poderá simplesmente ser feita arrastando e soltando o que você quer para o monitor adequado. É possível abrir o dock e menus em dois dispositivos, assim como ver conteúdo em tela cheia.
Telas múltiplas no OS X Mavericks (Foto: Fabrício Vitorino)Telas múltiplas no OS X Mavericks (Foto: Fabrício Vitorino)
Economia de bateria e melhor performance
Com o novo OS X Mavericks, as atividades da CPU dos aparelhos será reduzida em 72%, melhorando a performance do MacBook. Em sua demonstração, Craig explicou como as características de um sistema podem consumir bateria e destacou que tecnologias foram inseridas no novo S.O. para que o consumo de bateria seja ainda mais eficiente. Com a melhoria neste quesito, a abertura de apps está em média 1,4x mais rápida no sistema.
Um dos destaques neste quesito é a tecnologia App Nap, que consiste no seguinte: o OS X Mavericks oferece um controle personalizado do consumo de bateria e pode também ser configurado para tomar decisões de economia, como fechar apps que estão inativos. Com isso, a ideia da Apple é não só produzir mais como gastar menos. Otimização é a palavra-chave do OS X Mavericks.
Benchmark do Safari rodando no OS X Mavericks (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)Benchmark do Safari rodando no OS X Mavericks (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)
Mantendo a linha economia, Federighi afirmou que o navegador Safari gasta muito menos energia que o Google Chrome e o Firefox, além de ter apresentado novas funções para o browser. As principais são uma aba com bookmarks e uma lista de leitura que possibilita rolar o mouse por artigos. O conteúdo, aliás, pode ser sincronizado com redes sociais – o Twitter e o LinkedIn.
Notificações, iBooks, Keychain, mapas…
A apresentação, que durou pouco mais de 40 minutos, ainda teve outros anúncios bem significativos, como as notificações por push que chegaram ao Mac. Agora, com a nova versão do sistema, irão aparecer pequenos alertas no canto direito superior quando você receber um e-mail, por exemplo.
Foi lançado ainda o iCloud Keychain, que reúne senhas de diversos serviços e permite o login por meio de um único local, além de uma versão do iBooks (loja de livros digitais da Apple) para o Mac, pequenas mudanças no iCal (calendário da Apple) e também o Maps, lançado na última versão do iOS e adaptado para o Mac, com direito à navegação 3D e integração com rotas visualizadas no smartphone.
iCalendar também ganhou novidades (Foto: Fabrício Vitorino)iCalendar também ganhou novidades (Foto: Fabrício Vitorino)
Com todas estas novidades, o OS X Mavericks estará disponível a partir desta segunda-feira (10) em uma versão Developer Preview e, até setembro, a versão final será liberada para os consumidores.
via Tech Tudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro ideias para ganhar dinheiro na internet

Bruna Marquezine de biquíni e molhadinha! Uma gata muito gostosa e cheia de curvas

Como Instalar Placa de Rede