ALERTA: falha no iOS e OS X trava aplicativos ao abrir um texto específico

apple-wallpaper-logo
Um problema com caracteres de texto no iOS e Mac OS X está deixando muita gente com raiva. A falha foi descoberta na quarta-feira (28) e se espalhou rapidamente pela comunidade de hackers e programadores, que identificaram estar relacionada a um erro no motor de renderização CoreText.
Funciona assim: ao receber mensagens ou visualizar a combinação específica de caracteres árabes representada na imagem abaixo, qualquer aplicativo que utilize o framework do CoreText. Consequentemente, trava qualquer aplicativo que usa o framework para renderizações ou o próprio iOS. No caso dos aplicativos, ele trava inclusive os que estiverem rodando em segundo plano.
bug ios 6 mac x 10.8 apple ipad iphone text viral mensagem sms texto
O bug afeta qualquer aparelho que rode os sistemas iOS 6 (iPhones, iPods e iPads) e Mac OS X 10.8 (Macbooks e iMacs) da Apple. Segundo os hackers que identificaram o bug, a falha já é conhecida pela Apple há mais de 6 meses, e foi corrigida nas versões iOS 7 e Max OS X 10.9.
A rede social Facebook, porém, já se antecipou à correção, bloqueando publicações que contenham o texto que causa os travamentos. Em seu lugar, o usuário recebe um alerta de bloqueio, avisando que a publicação é proibida pela rede.
Veja as hipóteses de travamento e como salvar o seu aparelho*:
  • Whatsapp: peça para a pessoa que te enviou a mensagem encaminhar outra com um texto qualquer; quando a mensagem aparecer nas notificações do iPhone, clique nela e, rapidamente, clique no botão “info”; por fim, selecione a opção “apagar conversas”. Pronto!
  • Whatsapp (2): se a opção acima não funcionar, você pode tentar desinstalar o aplicativo e reinstalá-lo novamente;
  • Facebook (app): é necessário deletar o aplicativo e reinstalá-lo novamente;
  • Twitter (app): é necessário deletar o aplicativo e reinstalá-lo novamente;
  • SMS: é necessário apagar os dados do usuário do iPhone;
* Lembramos que não nos responsabilizamos por danos e problemas causados ao aparelho, resultantes destes procedimentos. Faça-os por sua conta e risco.
Com a viralização dos caracteres que causam o bug, muita gente enfrentará dificuldades no uso dos iDevices. Então, é provável que a Apple acelere o passo e apresente uma correção oficial. Usuários que fizeram o jailbreak também podem experimentar a utilização desta correção (não-oficial, apresentada pelo desenvolvedor FilippoBiga).


Leia mais em: showmetech 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro ideias para ganhar dinheiro na internet

Bruna Marquezine de biquíni e molhadinha! Uma gata muito gostosa e cheia de curvas

Como Instalar Placa de Rede